terça-feira, 16 de outubro de 2012

Advérbio 6º ano



Advérbio
É a palavra invariável que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, acrescentando circunstância de lugar, tempo,intensidade,modo,afirmação,negação,dúvida...
O advérbio quando modifica o verbo pode indicar circunstância,lugar,dúvida,afirmação,
Intensidade,modo,negação,tempo...Quando modifica alem do verbo,o adjetivo ou outro advérbio só pode indicar intensidade.

Veja o quadro abaixo com uma lista dos principais advérbios.
AFIRMAÇÃO
sim,deveras,certamente,
efetivamente,incontestavelmente
DÚVIDA
talvez,decerto,porventura,acaso,
provavelmente,possivelmente etc.

INTENSIDADE
muito,pouco,bastante,mais,menos,
demais,tanto,tão,quão,meio etc.
LUGAR
aqui,ali,aí,cá,lá,atrás,perto,longe,
junto,abaixo,debaixo,acima,fora,
adiante,dentro,além etc.
MODO
bem,mal,assim,depressa,devagar
e a maior parte dos que terminam
em –mente:Ca malmente,
tristemente,rapidamente etc.
NEGAÇÃO
não
TEMPO
hoje,amanhã,ontem,breve,logo,
antes,depois,agora,já,sempre,
nunca,jamais,cedo,tarde,outrora,
diariamente,anualmente,
antigamente,novamente etc.

Fique por dentro: Palavra invariável é aquela que não sofre modificação para indicar gênero,número,pessoa,tempo,modo.As classes gramaticais invariáveis são: preposição,
advérbio,conjunção,interjeição.

Locução adverbial é uma expressão formada de duas ou mais palavras, com a mesma função do advérbio, que exprime uma circunstância.

As  palavras onde,como,quando,por que... empregadas em frases interrogativas (diretas e indiretas),expressando circunstâncias de lugar,tempo,modo,causa...são advérbios interrogativos.

Atividades
1- Você é craque em adivinhar? Então, responda.
a)Por que o prego tem dores de cabeça?

b)Como se aponta lápis de cor?

c)Quando um cofrinho deve fazer exercícios?

d)Onde o mar descansa ao se sentir cansado?

2-Leia as frases e separe os advérbios indicando a circunstância que eles expressam.
a) Diziam que lá, naquela velha casa, havia fantasmas.
b)Alguns pais não compareceram à reunião.
c)Os rapazes já caminhavam longe.
d)Os meninos vieram de novo fazer-lhe uma visita.
e)Jairo chamava o cachorro aos berros.

3- Substitua a locução adverbial destacada por um advérbio equivalente, terminado em –mente,indicando a circunstância.
a)Todos os dias, eu e meus amigos trocamos mensagens pela internet.
b)A mãe saiu com cuidado do quarto para não acordar o bebê.
c)Com certeza,Manoel testemunhará a favor de seu irmão.

4-Complete com as flechas classificando as palavras.

a)Carina agiu certo, porque tomou atitude certa na hora certa.

b)Falava muito rápido, por isso ninguém prestava muita atenção.

c)Há muitas coisas pouco úteis que custam muito caro.

5-Leia.
Profª.: Por que você está atrasado?
André: Por causa da placa, professora.
Profª.: Que placa?
André: A placa que diz “Escola, devagar”.
Donald Buchweitz.Coleção 50 piadas.Ética,Ciranda Cultural.




a) O humor desta piada está no emprego e na interpretação dada a um advérbio.Retire-o do texto e classifique-o.

b)Como André interpretou o que estava escrito na placa?

c)Como deve ser realmente interpretado o que está escrito na placa?

d)Agora retire da piada:
- uma locução adverbial de causa.
- um advérbio interrogativo de causa.

6 comentários: